Um desafio! Sem dúvida vemos a EAD como um grande desafio que envolve tanto o aluno como a instituição. Cabe ao aluno ter interesse, dedicação e disciplina. Quanto à instituição cabe organizar um trabalho compromissado, interdisciplinar e de fácil acessibilidade.
Está proposta assim como no ensino presencial tem aspectos vantajosos e pontos que dificultam sua utilização. Enquanto vantagens, se destacam a flexibilidade do curso quanto aos horários, a interação entre alunos de lugares diversos que ele possibilita e o seu currículo aberto. Os aspectos que dificultam um maior aprendizado na EAD, pode-se destacar as dúvidas causadas pela ausência do professor, que não são sanadas no momento que surge, bem como a falta de dedicação e motivação que pode causar nos alunos.
Muitos preconceitos rondam a EAD, mitos e tabus que exigem esclarecimentos. A falta de informação e de divulgação são os pivores desse mito, que aliados a dificuldade de quebrar o paradigma que alguns professores ainda possuem, provocando resistência quanto a sua aplicação. É preciso reverter este quadro e uma boa opção seria que os organizadores deste sistema buscassem práticas voltadas para a divulgação da EAD fornecendo as infomações necessárias a sua compreensão.
Contudo, a EAD é uma proposta ainda nova no campo educacional e que tem possibilidades de fornecer resultados satisfatórios. Vale ressaltar que para o alcance desses resultados é indispensável o empenho da instituição educacional mantenedora e que as subjetividades dos alunos sejam condideradas.
Texto construido em sala de aula pela equipe:
Andresa de Souza Vicente
Claudia Cristina Corrêa
Kamila Gonçalves Vieira
Márcia Chaia Salgado Rocha
Tatianne Umbelinda Dourado
Thamiris Cristina Ferreira Pio
terça-feira, 11 de maio de 2010
Refletindo sobre a EAD
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atividade avaliada! Atingiu a finalidade.
ResponderExcluir